Estudo de Caso: Saul – Um Coração Obstinado


Psicóloga Nataly Padilha de Moura Garcia

Aula de Aconselhamento Cristão ministrada no dia 15 de Junho de 2023, no Seminário IBMMB. Em Anápolis, Goiás.


Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros. Provérbios 15:22

Uma breve consideração sobre Aconselhamento na Igreja de Gálatas- versão KJA Gálatas 6: 1 ao 10

1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado ( em alguma conduta que fica claro que a pessoa está errando o alvo) vós que sois espirituais, deveis restaurar essa pessoa com espírito de humildade. Todavia, cuida de ti mesmo, (prestem atenção na conduta de vocês) para que não sejas igualmente tentado. 2 Levais as cargas pesadas uns dos outros e, assim, estareis cumprindo a Lei de Cristo. 3 Pois, se alguém se considera importante, não sendo nada, engana a si mesmo. 4 Mas cada indivíduo avalie suas próprias atitudes, e, então, saberá como orgulhar-se de si mesmo, sem viver se comparando com outras pessoas. 5 Portanto, cada um deve levar seu próprio fardo ( cada um é responsável pela sua conduta). Colhemos aquilo que semeamos. 6 O que está sendo orientado na Palavra deve compartilhar tudo o que possui de bom com aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá! 8 Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. 9 E não nos desfalecemos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo. 10 Sendo assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé. A nova criação supera a Lei.

Depois dessa leitura prosseguiremos com o estudo de Saul – Em I Samuel 31:1-4

Entretanto, os filisteus ( inimigos do povo de Israel)  atacaram Israel e os homens de Israel fugiram perseguidos por eles e caíram, feridos de morte, no monte Gilboa. Os filisteus fizeram o cerco a Saul e seus filhos Jônatas, Abinadabe e Malquisua. Todo o peso de combate se concentrou em Saul. Os arqueiros o surpreenderam e foi gravemente ferido por eles. Então Saul disse ao seu escudeiro: desembainha a sua espada e transpassa-me para que eu não venha morrer pelas mãos destes incircuncisos e escarnecer de mim. Mas seu escudeiro não quis obedecer-lhe, porque estava assombrado. Então Saul arrancou de sua espada e lançou-se sobre ela.

I Sm 8: 1- 9

A história de Saul revela como um coração obstinado pode chegar a trágicas consequências.. Saul foi o primeiro rei de Israel, sendo instaurada a realeza monárquica de um povo que pediu para si um rei.

Os anciãos de Israel ao pedirem um rei usou uma frase que muito desagradou a Samuel::” Constitui um rei sobre nós, que venha a  exercer a justiça entre nós.” Samuel orou a Deus sobre isso, tendo a seguinte resposta: “atende a tudo o que o povo diz porque não é a ti que o povo rejeita, mas a mim porque não querem que eu reine sobre eles.”

Israel rejeitou o governo Teocrático e decidiu por outro tipo de governo, o humano. Será que em algum momento não rejeitamos a Deus querendo governar acima dele em nossa vida e na vida do outro?

I Sm 8: 10- 18

Assim Deus autorizou e enviou uma promulgação do direito desse rei sobre Israel com uma lista de uma sentença dura de como seria esse governo sobre eles. Quando este povo fosse reclamar sobre o rei que escolheram, o Senhor não os responderia. Israel no entanto se recusou a atender  a palavra do Senhor e continuou afirmando que queriam um rei.

Para um povo obstinado, um rei obstinado!

Como nós muitas vezes não ouvimos a voz do Senhor e continuamos a fazer o que desejamos fazer segundo a nossa própria vontade.

Saul, da tribo de Benjamim, filho de Quis, considerado pela Bíblia um belo rapaz, e não havia entre os filhos de Israel, um jovem tão belo como ele de ombros pra cima, o mais alto. As jumentas de seu pai se extraviaram e Saul com os servos de seu pai tiveram a incumbência de encontrá-las. Nesse caminho não mais a procura das jumentas, procuram pelo profeta Samuel em que Deus já havia falado um dia antes acerca de Saul e portanto já o aguardava.

Samuel fala palavras a Saul que o constrangeram por se considerar da menor das tribos de Benjamim, onde a unção do filho de Quis como rei de Israel foi acompanhada de um sinal: o Espírito de Deus veio sobre este rei e ele foi transformado em outro homem.

I Sm 9:1-26 e I Sm 10:1 -12;

Ao convocar o povo, Samuel disse aos filhos de Israel, os feitos do Senhor sobre seu povo e apesar de Deus tê-los libertados de todas as suas aflições,eles o rejeitaram ao escolherem um rei sobre eles. Mesmo assim continuavam obstinados de coração. Samuel prosseguiu tirando por sorte todas as tribos, clãs até chegar em Saul ( que estava escondido entre as bagagens). O povo foi ao delírio por terem um rei como Saul, o mais belo de Israel e gritaram: Viva o rei!

Como podemos ser levados pelas aparências sem contudo considerar as circunstâncias!

Samuel declarou a todos, que eles tomassem o rei que escolheram e exclamou a sentença do direito do rei sobre Israel. I Sm 10:17-27

Na primeira guerra contra os Amonitas, o Espírito de Deus veio sobre Saul e após a vitória  foi novamente proclamado rei em Gilgal.

I Sm 10

Samuel faz uma despedida do povo e declara que a partir daquele instante seriam guiados por Saul. Samuel serviu de uma vida dedicada a Deus, cumprindo seu chamado. Ele também declara ao povo que apesar de todos os feitos do Senhor sobre Israel ainda assim escolheram um rei para que governasse sobre eles e não o Senhor, porque Deus que é vosso rei, disse o profeta e como deveriam se arrepender de seu pecado. Samuel também diz sobre o fato de que se todos, inclusive o rei, ouvir e obedecer ao Senhor tudo irá bem.

Nesse instante o povo reconheceu o agravo de seu pecado e pediu que Samuel intercedesse por eles. Esse longo diálogo não somente fez o povo reconhecer seu pecado como se arrependerem. Samuel pede a eles para não se afastarem de Deus, mas servi-lo de todo o coração, mas se fizeres o que é mal, pereceriam.

 Certamente Deus não esquece do seu povo por causa do seu nome e porque Deus havia decidido fazer deles o seu povo. Samuel também declarou que continuaria então a orar e orientar eles em suas necessidades.

Como Deus é longânimo e Misericordioso! I Sm 12: 1-25

A desobediência de Saul e os filisteus

Saul oferece holocaustos no lugar de Samuel. A insensatez de Saul foi recriminada por Samuel e por causa dessa desobediência o reinado de Saul não foi estabelecido perante o Senhor. Samuel diz que o seu reinado não subsistiria e que o próprio encontraria outro rei que fosse segundo o seu coração

Saul faz votos precipitados e novamente desobedece ao Senhor ( I Sm 15)

Com a desobediência de Saul, Deus declara numa linguagem antropomórfica que se arrependeu de ter constituído Saul, rei. I Sm 15:11

Deus em sua soberania não tira a responsabilidade humana, mesmo o povo tendo escolhido Saul, foi debaixo da soberania de Deus que ele subiu ao trono.

Saul fez como quis e não obedeceu o que Deus havia determinado

Em I Sm 15: 29, Samuel declara que Deus não é como o homem para que minta ou se arrependa. Então como funciona? Deus se arrepende ou não?

Deus não é como o homem: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Nm 23:19

Deus não fica surpreso com as atitudes de Saul. Ele sabe de todas as coisas desde o princípio, Deus sabia da desobediência de Saul e portanto em seus propósitos que são mantidos firmes,  a única mudança que existe é a do homem e neste caso, de  Saul,. Saul mudou em relação a Deus e o “arrependimento” do Senhor fala-se do lamento dessa mudança para com Ele. Saul mudou com Deus, e Deus lamenta pelo comportamento de Saul; O arrependimento de Deus, não é como o do homem, pois o homem não é presciente.

I Sm 15:22, Deus tem mais prazer na obediência do que no sacrifício, eis que obedecer é melhor do que sacrificar.

Quantas vezes fomos desobedientes ao Senhor?

Visto que Saul rejeitou a palavra do Senhor, o Senhor, o Senhor o  rejeitou I Sm 15: 23

Saul foi considerado um rebelde e obstinado de coração I Sm 15:23

O ato de desespero de Saul fê-lo ter uma atitude mais radical. Quando Samuel estava saindo de sua presença, Saul num ímpeto puxou o manto de Samuel fazendo um rasgo. Esta ação de impetuosidade de Saul significou que o Senhor naquele dia tinha rasgado de Saul, o reino de Israel. Segundo o texto, este reino seria dado ao teu próximo melhor do que o próprio Saul.

Samuel ficou com pena de Saul, mas Deus manteve sua palavra e enviou Samuel à família de Jessé para ungir outro rei.

O reinado de Davi tipifica o reinado de Cristo com uma diferença que o reinado de Davi seria temporário e o de Jesus Eterno.

Samuel, foi corrigido por Deus para não olhar a aparência, pois Deus vê o coração:    I Sm 16: 13. Daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi e ele foi ungido rei. Davi o menor da casa de seu pai da tribo de Judá, um jovem pastorzinho de ovelhas foi escolhido por Deus e chegou a ser considerado um homem segundo o coração de Deus.

O Espírito do Senhor se apartou de Saul e da parte de Deus veio um espírito maligno que o atormentava.  Neste instante Davi é introduzido à presença do rei para tocar uma harpa e o espírito maligno o deixava. I Sm 16: 14-23

O desafio de Gigante Golias I Sm 17

A Amizade de Jônatas com Davi I Sm 18: 1-5

A partir do capítulo 18: 6 até o capítulo 31  onde foi a morte de Saul começa uma acirrada perseguição de Saul com Davi movido por uma forte inveja.

Como podemos ser tomados por inveja ou por ciúmes, competição. Saul teve iminente derrota por sua escolha e responsabilidade pessoal na desobediência. O final triste de Saul revela sua insensatez e mesmo buscando por arrependimento, não se encontrava lugar para isso. Seus problemas espirituais e emocionais se avolumaram representados pelo comportamento obstinado Suas práticas pecaminosas, o levaram a não ouvir os conselhos e ordenanças de Deus. Como conselheiros falamos e dialogamos sobre a verdade e cabe a cada um ter um coração humilde para ouvir e obedecer.


Bibliografias consultadas

http://www.monergismo.com/textos/presciencia/arrependimento_deus.htm

Clique para acessar o deus_nao_arrepende_piper.pdf

Deixe um comentário