Aborto: É Sobre a Vida Humana

PUBLICAÇÃO ORIGINAL


Rev. Wolney Rosa Garcia Júnior


O que a Bíblia diz sobre a vida humana? 

Em toda a Escritura, Deus afirma o valor de cada vida humana, desde crianças no ventre até os idosos.

1. Deus cria vida

A Bíblia nos mostra que toda vida é preciosa para Deus. Ele é quem nos deu a vida. O Senhor Jesus, o filho de Deus, é a favor da vida (pró-vida). Deus se preocupa com o aborto.

– O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. (Gênesis 2: 7)

– Você me deu vida e me mostrou bondade, e em sua providência cuidou do meu espírito. (Jó 10:12)

– Saiba que o Senhor é Deus. Foi ele quem nos fez, e nós somos seus; nós somos seu povo, as ovelhas de seu pasto. (Salmo 100: 3)

2. Deus descreve um feto (bebê) no útero como um ser humano em desenvolvimento

Deus vê os nascituros como seres humanos em crescimento.  Como você pode notar nos versículos a seguir:

– Aquele que me fez no ventre não os fez? Não nos formou o mesmo em nossas mães? (Jó 31:15)

– No entanto, você me tirou do útero; você me fez confiar em você até no seio de minha mãe. Desde o nascimento fui lançado sobre você; desde o ventre de minha mãe você tem sido meu Deus. (Salmo 22: 9-10)

– Pois você criou meu ser mais íntimo; você me tricotou no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque fui feito de maneira terrível e maravilhosa; seus trabalhos são maravilhosos, eu sei disso muito bem. Minha moldura não estava escondida de você quando fui feito no lugar secreto. Quando fui tecido nas profundezas da terra, seus olhos viram meu corpo informe. Todos os dias ordenados para mim foram escritos em seu livro antes que um deles viesse a existir. (Salmo 139: 13-16)

– Isso é o que o Senhor diz – aquele que te fez, que te formou no ventre e que te ajudará … (Isaías 44: 2)

– Ouve-me, ó casa de Jacó, todos os restantes da casa de Israel, a quem sustento desde que foste concebida e carrego desde o teu nascimento. Mesmo com sua velhice e cabelos brancos, eu sou ele, eu sou aquele que irá sustentá-lo. Eu te fiz e te carregarei; Eu vou te sustentar e vou resgatá-lo. (Isaías 46: 3-4)

– E agora o Senhor diz— aquele que me formou no ventre para ser seu servo, para trazer Jacó de volta a ele e reunir Israel para si, pois sou honrado aos olhos do Senhor e meu Deus tem sido a minha força. (Isaías 49: 5)

– Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: “ Antes que te formasse no ventre eu te conheci, antes de tu nasceres te separei; Eu te designei como um profeta para as nações. ” (Jeremias 1: 4-5)

– Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê saltou em seu ventre e Isabel foi cheia do Espírito Santo. Em alta voz, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o filho que darás à luz! Assim que o som da sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê em meu ventre saltou de alegria. ” (Lucas 1: 41-42, 44)

3. Deus diz que o assassinato é pecado

A Bíblia não usa especificamente a palavra “aborto”, mas é clara sobre “assassinato”.

– Você não deve matar. (Êxodo 20:13)

4. Deus nos chama para proteger os indefesos, incluindo as crianças

Um dos principais temas da Bíblia e do Cristianismo é que devemos nos preocupar com o bem-estar dos pobres, fracos e desamparados.

– Defenda a causa dos fracos e órfãos; manter os direitos dos pobres e oprimidos. Resgatar os fracos e necessitados; livrai-os das mãos dos ímpios. (Salmo 82: 3-4)

– Resgate aqueles que estão sendo levados para a morte; conter aqueles cambaleando em direção ao massacre. Se você diz: “Mas não sabíamos nada sobre isso”, aquele que pesa o coração não percebe? Aquele que guarda a sua vida não sabe disso? Ele não retribuirá a cada pessoa de acordo com o que ela fez? (Provérbios 24: 11-12)

Além dos versículos anteriores, leia Tiago 1:27 para ver como a Bíblia descreve a religião que é pura e sem defeito. Embora Tiago não estivesse escrevendo sobre a atitude de Deus em relação ao aborto, o princípio é claro: Devemos nos preocupar com aqueles que são incapazes de cuidar de si mesmos. O feto é totalmente indefeso e incapaz de cuidar de si mesmo.

5. Deus perdoa a todos quantos se arrependem

Todos pecaram de várias maneiras. Em toda a Bíblia nós encontramos sobre o amor de Deus por nós e nos informa que, quando confessamos nossos pecados, ele nos perdoa e nos purifica.

– Tem misericórdia de mim, ó Deus, de acordo com o teu amor infalível; de acordo com a sua grande compaixão, apaga minhas transgressões. Lava toda a minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. (Salmo 51: 1-2)

– Esconda sua face de meus pecados e apague toda minha iniquidade. Crie em mim um coração puro, ó Deus, e renove um espírito constante dentro de mim. (Salmo 51: 9-10)

– Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará os pecados e nos purificará de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não tem lugar em nossas vidas. Meus queridos filhos, escrevo isto para que não pequem. Mas se alguém pecar, temos um que fala ao Pai em nossa defesa – Jesus Cristo, o Justo. (1 João 1: 9-2: 1)

A história da Enfermeira Pratt Shafer:

Em setembro de 1993, Brenda Pratt Shafer, uma enfermeira registrada com treze anos de experiência, foi designada por sua agência de enfermagem para uma clínica de aborto. Já que a enfermeira Shafer se considerava “muito pró-escolha”, ela não achou que essa designação seria um problema. Ela estava errada. Isso é o que a enfermeira Shafer viu:

“Fiquei ao lado do médico e o observei realizar um aborto de parto parcial em uma mulher que estava grávida de seis meses. O batimento cardíaco do bebê era claramente visível na tela do ultrassom. O médico entregou o corpo e os braços do bebê, tudo menos sua cabecinha. O corpo do bebê ainda estava se movendo. Seus dedinhos estavam se fechando. Ele estava chutando com seus pés. O médico pegou uma tesoura e a inseriu na nuca do bebê, e os braços do bebê estremeceram como numa reação de susto, igual um bebê faz quando pensa que vai cair. Então o médico abriu a tesoura. Em seguida, enfiou o tubo de sucção de alta potência no orifício e sugou o cérebro do bebê. Agora o bebê estava completamente mole. Nunca mais voltei para a clínica. Mas ainda estou assombrada pelo rosto daquele menino. Foi o rosto angelical mais perfeito que eu já vi.” (DORNAN, Robert K. A CLOSER LOOK AT PARTIAL-BIRTH ABORTIONS; Congressional Record Vol. 142, No. 136. Extensions of Remarks – September 27, 1996. Disponível em: https://www.congress.gov/congressional-record/1996/09/27/extensions-of-remarks-section/article/E1743-1/. Acesso em: 03 Jan. 2021.)

Fatos Científicos Sobre o Aborto

“Os pronúcleos se fundem em 12 horas. Após a fertilização, os pacotes de DNA do masculino e feminino – os pronúcleos – se aproximam, se fundem e os cromossomos se misturam e se separam, à medida que a primeira divisão mitótica se aproxima. Um novo genoma humano se forma. Após essa primeira divisão, alguns genes do novo genoma são acessados ​​para fazer proteínas, mas os transcritos maternos ainda dominam o desenvolvimento. ”

━━ Ricky Lewis, PhD em Genética. (Disponível em: https://dnascience.plos.org/2013/10/03/when-does-a-human-life-begin-17-timepoints/)

“O zigoto é composto de DNA humano e outras moléculas humanas, então sua natureza é inegavelmente humana e não alguma outra espécie. O novo zigoto humano tem uma composição genética absolutamente única de si mesmo, diferente de qualquer outro ser humano que já existiu, incluindo a de sua mãe (desmentindo assim a afirmação de que o que está envolvido no aborto é apenas “uma mulher e seu corpo” ). ”

━━ Keith L. Moore e TVN Persaud, The Developing Human: Clinically Oriented Embryology (Philadelphia: WB Saunders Co., 1998): 77, 350.

“O desenvolvimento humano começa na fertilização quando um espermatozoide se une a um oócito [óvulo] para se formar um zigoto de uma única célula. Esta célula totipotente altamente especializada marca o início de cada um de nós como um indivíduo único. ”

━━Keith L. Moore, Persaud, TVN & Torchia, MG (2015). O ser humano em desenvolvimento: embriologia clinicamente orientada (10ª ed.).

“O desenvolvimento humano começa após a união de gametas masculinos e femininos ou células germinativas durante um processo conhecido como fertilização (concepção).”

━━ Keith L. Moore, Essentials of Human Embryology. (Toronto: BC Decker Inc, 1988).

“Zygoto. Esta célula, formada pela união de um óvulo e um espermatozoide (Gr. Zyg tos, unidos), representa o início de um ser humano. A expressão comum ‘óvulo fertilizado’ refere-se ao zigoto.”

━━ Keith L. Moore, Persaud, TVN Antes de Nascermos : Fundamentos da Embriologia e Defeitos Congênitos. 4ª edição. (Philadelphia: WB Saunders Company, 1993).

“No momento da fusão do espermatozoide e do óvulo humanos, uma nova entidade passa a existir que é distintamente humana, viva e um organismo individual – um ser vivo e totalmente humano”.

━━ Judith G. Hall, Twinning, The Lancet, 362 (20 de agosto de 2003): 735-43. Veja também, National Institutes of Health, Stem Cell Information Glossary, sv “Somatic cell nuclear transfer (SCNT),” acessado em 15 de março de 2011.

“Aceitar o fato de que após a fertilização um novo ser humano passou a existir não é mais uma questão de gosto ou opinião … A natureza humana do ser humano desde a concepção até a velhice não é uma contenção metafísica, é uma simples evidência experimental. ”

━━ Mark Mittelberg, As perguntas que os cristãos esperam que ninguém pergunte (com respostas), 2010. (Disponível em: https://files.tyndale.com/thpdata/FirstChapters/978-1-4143-1591-1.pdf)

“O desenvolvimento do embrião começa no Estágio 1, quando um espermatozoide fertiliza um ovócito e, juntos, eles formam um zigoto.”

━━ Marjorie A. England, Life Before Birth. 2ª ed. Inglaterra: Mosby-Wolfe, 1996, 31.

“O desenvolvimento de um ser humano começa com a fertilização, um processo pelo qual duas células altamente especializadas, o espermatozoide do homem e o ovócito da mulher, se unem para dar origem a um novo organismo , o zigoto. ”

━━ Jan, Langman, Medical Embryology. 3ª edição. (Baltimore: Williams e Wilkins, 1975).

“Embrião: o indivíduo em desenvolvimento entre a união das células germinativas e a completação dos órgãos que caracterizam seu corpo quando ele se torna um organismo separado … No momento em que a célula espermática do homem encontra o óvulo da mulher e a união resulta em um óvulo fertilizado (zigoto), uma nova vida começou … O termo embrião abrange os vários estágios do desenvolvimento inicial, desde a concepção até a nona ou décima semana de vida. ”

━━ Douglas Considine, (ed.). Enciclopédia científica de Van Nostrand. 5ª edição. (Nova York: Van Nostrand Reinhold Company, 1976), 943.

“O desenvolvimento de um ser humano começa com a fertilização, um processo pelo qual o espermatozoide do homem e o ovócito da mulher se unem para dar origem a um novo organismo, o zigoto . ”

━━Sadler, TW Langman’s Medical Embryology. 7ª edição. (Baltimore: Williams & Wilkins 1995).

“Embora a vida seja um processo contínuo, a fertilização é um marco crítico porque, em circunstâncias normais, um novo organismo humano geneticamente distinto é formado … A combinação de 23 cromossomos presentes em cada pró-núcleo resulta em 46 cromossomos no zigoto. Assim, o número diploide é restaurado e o genoma embrionário é formado. O embrião agora existe como uma unidade genética. ”

━━ O’Rahilly, Ronan e Miller, Fabiola. Embriologia e Teratologia Humana. 2ª edição. (New York: Wiley-Liss, 1996), 8, 29. Este livro lista “pré-embrião” entre os “termos descartados e substituídos” na embriologia moderna, descrevendo-o como “mal definido e impreciso”.

“Quase todos os animais superiores começam suas vidas a partir de uma única célula, o óvulo fertilizado (zigoto) … O momento da fertilização representa o ponto de partida na história de vida, ou ontogenia, do indivíduo.”

━━ Bruce M. Carlson, Fundamentos de Embriologia de Patten. 6ª edição. (Nova York: McGraw-Hill, 1996).


Ao fazer a sua pesquisa usando este texto, favor citar a fonte da seguinte forma:

Garcia JR, Wolney Rosa. “Aborto: É Sobre a Vida Humana”. Orare Et Labutare , 6 de junho de 2023, https://pastorwolney.wordpress.com/2023/06/06/aborto-e-sobre-a-vida-humana/.

Deixe um comentário